CPTM

Linha 9 – Esmeralda da CPTM e suas frequentes falhas

Atualizado em 03/02 às 16h03

Em menos de uma semana a Linha 9 – Esmeralda da CPTM registrou pelo menos 4 falhas que acabaram por prejudicarem a circulação das composições.

Na ultima quinta feira foi um dos dias de “caos” em que usuários tiveram que se espremer, ainda mais nas composições, tudo por que 2 trens registraram problemas na captação de energia, em outras palavras, são defeitos nos pantógrafos das composições. Já na sexta (03) foi registrada queda da rede elétrica que alimenta os trens.

O ramal que liga Osasco até Grajaú, no extremo sul da cidade de São Paulo recebeu nos últimos meses um volume grande de novos usuários, vindos principalmente da recém inaugurada integração com a Linha 4 – Amarela, na estação Pinheiros. Foi o maior aumento registrado em todas as linhas do sistema metroferroviário de São Paulo.

Em contra-partida a linha esmeralda recebeu novos trens, que passaram a atender com 8 carros cada um. Houve também redução no intervalo das composições, sendo que em alguns horários e trechos, a demora nas plataformas não passa de 5 minutos.

E vem mais gente por ai: Até 2014 a linha deverá ser estendida até o bairro de Varginha, passando pela estação Mendes. São esperados mais 21 novos trens, além da mudança do terminal para a estação Lapa. A extensão até Varginha está em fase de contratação dos projetos executivos e básicos.

Por Renato Lobo | Imagem gentilmente cedida por Tiago Costa

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus