Mobilidade Urbana

Câmara de São Sebastião aprova lei que coloca a polícia contra som alto em ônibus

A moda de ouvir música alta nos ônibus se espalhou Brasil a fora. Junto com essa onda o número de pessoas insatisfeitas também cresceu, explodindo o número de reclamações. O tema foi parar na câmara de vereadores da cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, uma lei que proíbe os passageiros de ouvir “música” alta em celulares e aparelhos musicais no interior dos ônibus e veículos de transporte público na cidade. Caso você ache que os motoristas não vão dar conta da baderna, o projeto prevê até o uso de força policial para a retirada de passageiros que não respeitarem a ordem dos motoristas.

A santa lei tem agora 15 dias para ser sancionada pelo prefeito do município. Por ela, o passageiro deve usar fones de ouvido e ainda assim manter um volume moderado, podendo ser repreendido pelo cobrador ou motorista. Caso não queira diminuir o volume, o passageiro poderá ser carinhosamente convidado a sair do ônibus. Se mesmo assim o funkeiro, quer dizer, usuário não deixar o coletivo, ai sim os motoristas poderão acionar a policia .

“A partir do momento em que o motorista e cobrador forem avisados, eles têm a responsabilidade de fiscalizar o ônibus”, diz o autor da lei, o vereador Amilton Pacheco. Após a aprovação do prefeito, as empresas de ônibus terão 30 dias para se adequar com avisos em locais visíveis com informações sobre a legislação.

Essa lei poderia ser nacional não?

Por Renato Lobo

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus