CPTM

Após constantes falhas, CPTM deve instalar mais subestações de energia

Problemas de energia causaram transtornos em várias linhas da CPTM. Só a 9 – Esmeralda, parou pelo menos por 5 vezes no período de 2 semanas. A empresa reconheceu o problema, e agora promete novas subestações para os 6 ramais que compõe a malha dos trens metropolitanos.

Quem diz isto é o diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro. Em entrevista ao programa Ciranda da Cidade, da rádio bandeirantes, Silvestre contou que toda a rede aérea de energia precisa ser renovada para aumentar a eficiência do sistema.

De acordo com informações extraídas no fórum SkyscraperCity,  a Linha 9 – Esmeralda nos últimos tempos, passou a ter a rede aérea fazendo menos o “zigue-zague” que os cabos deveriam ter. Por este motivo os pantógrafos passaram a ficar desgastados somente no centro, e esse desgaste é precoce. Então os aparelhos quebram com mais facilidade, ou em piores casos levam a rede aérea por conta da falta de massa de grafite (já que sem ela, há centelhamento excessivo e muito mais atrito do que deveria haver). Com isto também os fios da rede aérea vão ficando mais finos precocemente também.

A CPTM diz ainda que com as novas subestações, o intervalo entre os trens poderá diminuir para menos de 4 minutos durante o horário de pico, afirma o diretor.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus