Metrô SP Tecnologia

Usuários do Facebook compartilham mapa “errado” da rede de Metrô de 2026

Todo mundo quer ter uma estação de Metrô na porta de casa. E como tudo vira alvo de discussão no Facebook, a bola da vez é um suposto mapa da rede básica de Metrô prevista para o ano de 2026:


Oque muita gente que está compartilhando esta imagem não sabe, é que houve mudanças no traçado de várias linhas. Especialistas e funcionários da Companhia do Metrô, quando se trata de rede futura metroviária sempre alertam que um ramal somente é definitivo no dia de sua inauguração. Isto por que a rede futura sempre está em análise com o crescimento (desordenado) da capital.

Recentemente um jornal de grande circulação adiantou algumas novas linhas, que já eram bem diferentes deste mapa que esta a solta na rede de Mark Zuckerberg. Por exemplo, a Linha 6 – laranja, no mapa acima nasce na Brasilândia e termina na estação Vila Prudente. No entanto, estão sendo preparados os projetos executivos da linha correndo em direção a Cidade Líder, sem passar pela Vila Prudente, cruzando a Linha 2 – Verde na futura estação Anália Franco.

Outro fiasco seria a futura Linha 16 – Prata, um monotrilho que ligaria o bairro da Lapa à Cachoeirinha. O próprio presidente do Metrô, em entrevista ao Via Trolebus contou que o projeto deste ramal foi engavetado (Reveja a entrevista). A Linha denominada “burro quando foge” conhecida no meio técnico como “arco-norte”, nos mapas mais atuais perdeu a numeração 19, para o futuro ramal Celeste, que nada mais é que a linha que no mapa liga a estação Água Espraiada até a Dutra. Mas nas atuais projeções da empresa vai chegar até Guarulhos. Esta nomenclatura “18 – Bronze” agora faz parte de uma linha de Monotrilho que vai ligar a Estação Tamanduateí até São Bernardo do Campo.

Oque os internautas acertaram em cheio, foi duvidarem que em 2026 São Paulo terá esta redes dos sonhos. Do jeito que andam as obras de Metrô no nosso país…

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus