Trólebus

São Paulo terá passeio turístico de trólebus no dia 25. Veja mais detalhes sobre o evento

No próximo feriado municipal de 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, a SPTuris e o Movimento Respira São Paulo realizam um passeio de trólebus no centro histórico da capital, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé. Este é o 7º ano que ocorre o passeio.

O evento vai ocorrer das 9h às 16h. Para melhor organização, senhas para participar dos passeios serão distribuídas a partir das 8h30. As senhas estão divididas por hora e são limitadas.

O ponto de partida será o Pateo do Collegio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam despercebidas em meio à correria. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história do município.

A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trólebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação-Praça João Mendes. O sistema é um patrimônio da cidade e este percurso histórico e ecológico constitui também uma homenagem aos seus 62 anos da existência na capital.

O trólebus é um veículo limpo, de baixo ruído, silencioso, confortável (sem trancos), com velocidade adequada para o tráfego urbano e, sobretudo, não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Ou seja, apresenta ganhos em mobilidade, conforto na viagem e redução dos gastos em saúde pública.

Serão disponibilizados 10 veículos, sendo parte da frota da Metra, empresa que administra o corredor São Mateus – Jabaquara e parte do consórcio Leste 4.

Trajeto

Pateo do Collegio

Rua Boa Vista

Rua Líbero Badaró

Viaduto do Chá

Av. São João

Av. Ipiranga

Praça da República

Av. São Luiz

Xavier de Toledo

Viaduto do Chá

Rua Líbero Badaró

Largo São Francisco

Praça da Sé

Pateo do Collegio

Foto: Rafael Asquini

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios