TAV

Governo quer licitação do TAV em outubro

O leilão do trem de alta velocidade pode acontecer em outubro. Quem diz é o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

De acordo com Bernardo, a intenção inicial era que a discussão da modelagem das regras fosse feita ainda no ano passado, mas acabou não acontecendo. Agora, o cronograma do governo é lançar o edital para audiência pública em fevereiro e realizar o leilão seis meses depois, até outubro.

Com a nova modelagem, o governo espera que a iniciativa privada veja viabilidade no projeto. A partir de conversas com interessados no fornecimento da tecnologia e no arrendamento da infraestrutura ferroviária, que serão objetos do leilão, o governo identificou a necessidade de definir três questões: o risco cambial, a garantia de demanda mínima e a forma de compensar o futuro concessionário por atrasos na obra por motivos alheios à sua vontade. O BNDES já foi autorizado a conceder empréstimo de até R$ 20 bilhões ao concessionário.

A ANTT identifica pelo menos quatro grupos interessados no projeto. De acordo com o Jornal Valor Econômico, o presidente da CCR, Renato Vale, afirmou haver interesse do grupo no projeto. “Até agora, não tínhamos nos interessado. Mas tem uma terceira modelagem [do edital] que parece interessante. Então agora vamos estudar”, disse na época.

Com as informações de Valor Econômico

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus