Contra o caótico trânsito da capital paulista, nada melhor que uma rede de transportes que atenda satisfatoriamente a população, e o Metrô é uma das soluções. De acordo com o presidente da Companhia, Sérgio Henrique Passos Avelleda, até 2018 a extensão das linhas de metrô na capital paulista passará dos atuais 70 km para 137 km.
Para isso, o governo do Estado vai investir R$ 30 bilhões. Além dos investimentos próprios, o Metrô também já tem definidas novas parcerias público-privadas (PPP) para a expansão e implantação de novas linhas, como foi feito na Linha 4-Amarela, inaugurada este ano. Entre as linhas programadas estão a ligação do aeroporto de Congonhas ao sistema; uma linha que vai ligar a capital ao ABC; outra que vai até Guarulhos e a expansão da linha 4 – Amarela até Taboão da Serra, o que leva o Metrô de SP para fora das fronteiras do município. “Estes investimentos são irreversíveis, já estão com recursos garantidos no orçamento”, afirma. O volume de passageiros transportados deve saltar dos atuais 3,85 bilhões de pessoas por mês para 5,3 bilhões mensais em 2015.
Destes 137 km de Metrô, pelo menos 100 já estarão prontos até 2015 se tudo ocorrer dentro dos planos do governo. Esses 30 km a mais estão inclusos a extensão da Linha 4 – Amarela até a Vila Sonia, a extensão da Linha 5 – Lilás até Chácara Klabin, além dos monotrilhos das linhas 2 – Verde e 17 – Ouro.
Por Renato Lobo, com as informações de Revista Ferroviária