Metrô SP Monotrilho

Linha 17-Ouro só estará completa em 2016

A linha 17-Ouro, que ligará a estação Jabaquara, o aeroporto de congonhas, até a estação Morumbi da CPTM e por fim a Linha 4 – Amarela na estação São Paulo-Morumbi, terá cerca de 18 km de extensão e 18 estações. A demanda de passageiros prevista é de 252 mil pessoas por dia. O primeiro trecho a ser entregue terá 7,7 km de extensão, e vai ligar o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da linha 9-Esmeralda da CPTM. O trecho terá oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.

Mas, de acordo com o portal UOL, o governo de São Paulo alterou a data de entrega do monotrilho. Agora,a obra completa, que consta da Matriz de Responsabilidade assinada em janeiro de 2010 por União, Estados e municípios como empreendimento de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, só será entregue em 2016, de acordo com a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos.

Apenas pouco mais de um terço da linha, ou 7,7 quilômetros dos 17,7 quilômetros previstos, estarão prontos para a copa do mundo. Isso levando em consideração a previsão atual do governo paulista, que já é a terceira desde janeiro de 2010. Cada mudança é o anúncio de um novo atraso.

Quando o Estado assinou o compromisso constante da Matriz, a previsão era entregar a obra toda a tempo antes da Copa do Mundo. Para tanto, o governo paulista obteve um financiamento de R$ 1,1 bilhão da Caixa Econômica Federal. O valor já está disponível. Já, a contrapartida do Estado de São Paulo, de acordo com alteração publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de novembro deste ano, caiu de R$ 2,02 bilhões para R$ 799,5 milhões.

De acordo com nota da Secretaria de Estado de Planejamento enviada ao UOL nesta semana, a redução do compromisso paulista para a Copa acontece porque, quando a Matriz de Responsabilidades foi assinada, esperava-se que o estádio a ser utilizado para a Copa do Mundo seria o Morumbi, destino final da Linha 17 Ouro. Agora que o estádio será no bairro de Itaquera (zona Leste), o projeto deixou de ser prioridade.

“Com a mudança do estádio da zona sul para a zona leste, o trecho estratégico da Linha 17 para a Copa do Mundo passou a ser a ligação do Aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária, passando por uma importante zona hoteleira. Este trecho estará pronto até a Copa”, diz a nota. A pasta ressalta ainda que não reduziu o valor que irá investir no monotrilho, apenas retirou o montante da Matriz porque será utilizado em trechos da obra que ficarão prontos após a Copa.

Quando assinou o contrato com o consórcio vencedor da licitação para construir o monotrilho (formado pelas empreiteiras Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE), em julho de 2011, o Estado já trabalhava com prazos diferentes dos iniciais.

A previsão era entregar o primeiro e o segundo trecho até meados de 2014. O terceiro trecho tinha previsão de entrega para meados de 2015. Agora, só o primeiro trecho será entregue em 2014. Os outros dois têm prazo até 2016, segundo a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos.

Em seguida, a linha será conectada à linha 5-Lilás na estação Água Espraiada. O restante da linha 17, da estação Morumbi até a estação São Paulo-Morumbi (linha 4-Amarela), passando por Paraisópolis, e o trecho Jabaquara-Brooklin Paulista é o que se chama terceiro trecho.

As obras do monotrilho estão previstas para começarem ainda este ano.

Por Renato Lobo, com mas informações de UOL 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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