CPTM

Linha 9 – Esmeralda da CPTM foi o ramal que mais ganhou novos usuários

O antigo ramal C da CPTM, hoje conhecido como Linha 9 – Esmeralda foi um dos que mais teve acréscimo de usuários, grande parte disto graças as integrações: A Linha que liga Osasco ao bairro do Grajaú corta 2 linhas de Metrô, em Pinheiros a Linha 4 – Amarela e em Santo Amaro a Linha 5 – Lilás. É justamente este o trecho mais carregado do ramal, que ganhou, de 2010 até este ano, 181 mil usuários por dia, considerado um recorde de ganho de usuários: “A linha 9 teve um crescimento muitíssimo forte”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Segundo o Jornal, a diferença surgiu por conta do adiamento na entrega da extensão da linha lilás. Antes prevista para este ano, a primeira estação do novo trecho, a Adolfo Pinheiro, ficou para 2014 e a das demais dez paradas, até Chácara Klabin, para 2015.

“A falta da linha 5 tem deixado a 9 numa situação de muita dificuldade”, disse o secretário. O motivo de tanto atraso, segundo ele, foi a suspeita de fraude no processo de escolha das empresas para executar parte da obra. Em 2010, o jornal mostrou que, um suposto resultado da licitação era conhecido seis meses antes. O Metrô suspendeu os contratos, mas após apurar que não houve fraude, em setembro deste ano decidiu mantê-los.

De acordo com Jurandir, existe a possibilidade de reforma em algumas estações: “Estamos avaliando se aumentamos a plataforma ou criamos uma cobertura ao lado da marginal (Pinheiros), onde as pessoas ficam ao relento.”

A CPTM desloca trens extras para atender o trecho de Pinheiros a Jurubatuba, conhecido no meio técnico como Loop, para aliviar o fluxo de passageiros. Há estudos para reduzir a sobrecarga em 2012. Porém, com cautela. “Seria irresponsabilidade fazer grandes investimentos, pois, quando a linha 5 ficar pronta, pode ficar ocioso”, diz o secretário.

O Governo do Estado quer até 2014 reduzir o intervalo de toda a linha para 3 minutos, levar o ramal para Varginha, e acrescentar mais trens novos.

Por Renato Lobo, com as informações de Folha de São Paulo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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