Metrô SP Mobilidade Urbana Trólebus

Marta Suplicy fora da disputa pela prefeitura de São Paulo

Para aqueles que torciam pela volta da Marta Suplicy ou para os que não queriam de maneira nenhuma vê-la no gabinete, a senadora disse nesta quinta-feira (3) que abriu mão da pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. Na terça-feira, a secretária de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, afirmou que a presidente Dilma Rousseff pediu que Marta não concorresse nas prévias. O argumento seria que Marta é essencial para o governo no Senado, como vice-presidente da Casa.

De acordo com o Planalto, o pedido de Dilma foi feito em uma conversa reservada de Dilma com Marta no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na noite de segunda-feira (31), pouco antes de a presidente realizar uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava internado para tratamento contra um câncer no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Marta era uma das pré-candidatas do PT à Prefeitura de São Paulo, ao lado o ministro da Educação, Fernando Haddad, apoiado por Lula, o senador Eduardo Suplicy (ex-marido de Marta), além dos deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto (Secretario Municipal de Transportes do Governo da Marta). Os quatro se mantém na disputa.

O Transporte Público foi uma das áreas que a administração da petista apostou para sua reeleição. Marta fez projetos importantes para a mobilidade urbana, como o Bilhete Único, e algumas faixas exclusivas que na época eram chamadas de “passa-rápido”, além da renovação de parte da frota de ônibus. Mas a senadora errou feio nos modais limpos: Sucateou a rede de trólebus, reduzindo mais da metade da frota sobre o pretexto que os veículos “enfeiavam a cidade”, além de não investir no Metrô. Para não dizer que não ajudou, em um dos anos de sua administração, foi designado R$ 1000,00 para a companhia.

Marta também esqueceu outras áreas que a população considerava importante, como a saúde, o que acabou dificultado sua permanência na prefeitura.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus