Mobilidade Urbana

São Paulo como uma das piores cidades em indicadores de mobilidade urbana sustentável, diz site

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Mobilize Brasil, que reuniu informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes, mostrou que São Paulo é uma das capitais com os piores indicadores de mobilidade urbana sustentável. Foi atribuída a nota de 2,0 em uma escala de zero a 10. Os estudos foram feitos em 13 capitais Brasileiras.

Rio de Janeiro, com 7,9, a melhor nota, o site levou em conta o expressivo uso de transporte coletivo na cidade e o recente programa de implantação de ciclovias, que soma 240 km de vias para bicicletas. Em segundo lugar ficou Curitiba (PR), com nota 7, garantida especialmente pela acessibilidade quase universal no transporte coletivo do município, mas que já da sinais de saturação.

Nos últimos lugares dessa lista estão, Cuiabá (MT), seguida de São Paulo, culpa do uso excessivo de automóveis e motocicletas. Brasília (DF), terceira colocada na lista, teve nota 5,1, enquanto Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) tiveram com notas entre 3 e 4.

O Portal levou em consideração a extensão de ciclovias em relação à extensão do sistema viário; a razão entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano; a razão entre o número de viagens por carro ou moto e o número total de viagens; a porcentagem de ônibus municipais acessíveis a pessoas com deficiência física; e vítimas fatais em acidentes de trânsito (por 100 mil habitantes) por ano.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus