A prefeitura de São Paulo enviou um projeto de lei à Câmara Municipal, onde é previsto um plano de melhoramentos em vias do Morumbi, na Zona Sul da capital. Será destinada uma faixa por onde deve correr a linha 17 – Ouro, que será em forma de Monotrilho, que terá as obras iniciados em dezembro pelo Consórcio Monotrilho Integração.
O projeto prevê ainda a implantação de uma área verde (parque linear) em toda a sua extensão, além da construção de um sistema viário entre o Complexo Paraisópolis e a Estação Estádio Morumbi e uma via de ligação entre a Rua Doutor Flávio Américo Maurano e a Praça Roberto Gomes Pedrosa. A prefeitura se justifica que essa intervenção integra um sistema viário de maior abrangência, unindo a Marginal Pinheiros, na altura da Ponte João Dias, até a Avenida Eliseu de Almeida.
O contrato para início da construção da primeira fase da linha 17 – Ouro, com 7,7 km de extensão entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM, foi assinado em Julho pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A segunda fase da linha, prevista para operação em em 2015, deve ligar a estação Morumbi ao Estádio, passando por Paraisópolis. O terceiro trecho vai de Congonhas à estação Jabaquara na Linha 1–Azul do Metrô.
Para a construção do monotrilho serão investidos R$ 3,1 bilhões. A previsão é que a Linha 17 – Ouro tenha aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações, sendo elas: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
Por Renato Lobo, com as informações de G1