CPTM Metrô SP

Houve excesso de cautela, diz secretário sobre a pane na Linha 4 – Amarela

Nelson Antoine/AE

Após falha que paralisou a linha 4 – amarela nesta segunda feira (3) parece que ficou evidente a barreira que existe entre Metrô e ViaQuatro. Até as 8h20 da manhã, a empresa que administra a ViaQuatro não divulgava a real causa do problema que afetou os trens. Depois, foi divulgado que uma falha no CBTC afetou a operação ainda na madrugada de domingo para a segunda.

Agora o governo cobra a elaboração de um plano de contingência, que deverá ser entregue em até 15 dias, para agilizar a tomada de decisões no caso de panes na linha.

Segundo reportagem da Folha, técnicos do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ViaQuatro (responsável pela linha 4-amarela) devem preparar um relatório de procedimentos padronizados a serem tomados para cada falha. Afinal, ainda que sejam 3 empresas diferentes, é a mesma malha metro-ferroviária.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse ao jornal que houve “excesso de cautela” e que a ViaQuatro “preferiu errar pela segurança a tomar um risco de um acidente”.

Para ele, a linha 4-amarela não precisava ter parado de funcionar devido à falha. Apesar do desconforto, Fernandes considera que era possível operá-la parcialmente entre Butantã e Paulista.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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