Metrô SP

Novo modelo de PPP pode acelerar construção da Linha 6 – Laranja

O governo do Estado vê nas PPP (Parcerias Público-Privadas) uma forma de agilizar a construção de novas linhas de Metrô, já que muitas vezes “faltam recursos para isto”.

Na semana passada, o conselho gestor do programa de PPP do Estado deu o aval a construtora Odebrecht a apresentar um estudo de viabilidade econômica para a construção e operação da linha 6-laranja. No início, essa linha liga Brasilândia à estação São Joaquim. Futuramente, haverá uma extensão até a rodovia dos Bandeirantes e outra em direção à zona leste, até Cidade Líder, com 34,1 km de extensão.

O governo vai abrir licitação para a escolha da empresa que vai construir e operar a linha. A empresa vencedora deverá remunerar a Odebrecht pelo custo do estudo. Caso a própria Odebrecht vença a licitação, não pagará nada. A construtora apresentou proposta orçada em R$ 10,2 bilhões

Diferentemente da linha 4 – amarela que opera por meio de uma PPP, a nova linha deve ser a primeira de São Paulo a ser construída integralmente com recursos privados – a Linha 4-Amarela é operada pelo mesmo modelo, mas foi construída com grande parte da verba vinda do Estado. A licitação está prevista para ser lançada ainda neste ano, com início das obras em 2012. Quem ganhar terá permissão para construir e operar a linha – o prazo da concessão patrocinada (com cobrança de tarifa).

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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