A Empresa Himalaia está fora do Consórcio Leste 4. De acordo com publicação do Jornal Folha de São Paulo a empresa cedeu a pressão e vai se retirar. Quem assume? Grupo Ruas, que já controla mais da metade do transporte por Ônibus da Capital. A decisão ocorreu após a investigação de denúncias e reclamações contra a viação, que recebeu 5.811 multas em 2010 e outras 6.800 no 1º semestre de 2011.
Segundo a reportagem, a Ambiental Trans vai assumir a garagem do Tatuapé, e segundo fontes, os 127 trólebus restantes que deverão chegar até 2012 foram já adquiridos pelo Grupo Ruas.
A prefeitura disse que esta é uma forma de tentar assegurar a promessa de renovar a frota de 140 trólebus, sendo que até o momento apenas 13 circulam.
A Himalaia este no topo da lista de reclamações da promotoria de justiça. De acordo com o promotor Saad Mazloum, a empresa transportava “gente como se fosse uma carga de bois”.
A pergunta que fica no ar, é como que agora o grupo Ruas vai operar e comprar novos trólebus, sendo que no passado o grupo fez de tudo (e conseguiu) não operar os ônibus elétricos das garagens do Brás e de Santo Amaro.
Por Renato Lobo