Metrô SP

Testamos o Trem do Metrô reformado pela Alstom. Veja fotos

O portal Via Trolebus testou mais um dos trens reformados. Desta vez a composição L26, que foi reformada pela Alstom. Na semana passada este trem juntamente com a composição L27 e a K24 entraram em operação na Linha 3 – Vermelha, completando 5 trens reformados entregues. Com a modernização dos equipamentos, o ruído da tração do trem lembra muitos os da série A96 que andam na Linha 2 – Verde (Frota G). Destacamos o bom isolamento acústico da composição.

Os trens modernizados possuem ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro por carro), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays), monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus) e sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, bem comum nos dias de chuva.

As composições são de seis carros cada. Ao todo serão 98 unidades, 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha Vermelha, que passarão por atualização tecnológica.

Reformados em operação:

Frota K | Antigo Cobrasma da Linha 3 – Vermelha: K01, K07, K24
Frota L | Antigo Mafersa da Linha 3 – Vermelha: L26 e L27

Modernizados já entregues em testes:

Frota | | Antigo Mafersa da Linha 1 – Azul: I12 e I15
Frota J | antigo Mafersa da Linha 1 – Azul: J31 e J45
Frota K | Cobrasma da Linha 3 – Vermelha: K10

Composições em Modernização:

A22 (I22), A43 (J43), A49 (J49), C11 (K11), C22 (K22), D32 (L32) e D36 (L36).

As fotos no Pátio Itaquera são de Samuel Tuzi, e na estação Carrão de Rafael Asquini. As informações sobre a situação dos trens foi obtida no fórum SkyscraperCity

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus