CPTM EMTU Metrô SP SPTrans Tecnologia

Redes Sociais para melhorar o Transporte Coletivo

Não é raro recebermos reclamações do transporte público da região Metropolitana de São Paulo, através do nosso Twitter. As pessoas encontram nas redes sociais, uma forma de fazer valer sua opinião ou reivindicação. E tem dado muito certo.

Reclamações feitas pelo microblog pode serem mais eficientes que no Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). Por isso, muitas empresas estão de olho nas redes sociais, tanto que leva entre 5 minutos e 2 horas para elas responderem. No Procon, a resposta vem em, no mínimo, um mês, de acordo com um levantamento feito pelo Jornal Folha de S.Paulo.

O Estadão.com.br fez as contas e descobriu que a rede de microblogs é 8,4 mil vezes mais eficaz do que o órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Se o cliente preferir o Facebook, ainda sairá ganhando, pois o site tem um índice de eficiência até 1,4 mil vezes melhor do que o Procon.

No Twitter, a resolução do problema vem em até 24 horas. No Facebook, a resposta da empresa leva de 30 min. a 6 horas e a resolução também demora até 24 horas.

Para reclamações do sistema Municipal de Ônibus, o único perfil que encontramos é o @SP_Prefeitura, inclusive divulgado no site da SPTrans. Existem outros perfis com o nome de SPtrans que são Fakes. No Transporte Metropolitano, o Metrô (@metrosp_oficial), CPTM (CPTM_oficial) e a EMTU (@emtu_oficial) respondem sempre às reclamações.

Mencionei o Metrô via Twitter sobre os avisos dos operadores na frota H, que muitas vezes não são audíveis. Mas do que depressa os caras me responderam: Vamos informar a operação do Metrô sobre o ocorrido. Vc pode nos dizer em quais trens dessa frota vc observou isso?

As Redes Sociais podem fazer seu transporte melhor

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus