O Governo de São Paulo já definiu as linhas de Metrô prioritárias que devem ter investimentos no ano que vêm. Serão cerca de 10% a mais os investimentos. Segundo proposta orçamentária enviada na semana passada à Assembleia Legislativa, o valor destinado às obras de expansão e modernização da rede vai passar dos atuais R$ 4,4 bilhões para R$ 4,9 bilhões.
Estão previstos verbas no valor aproximado de R$ 6,6 bilhões, dinheiro vindo do Tesouro estadual (arrecadação mais transferências) e recursos vindos de empréstimos.
A extensão da Linha 2 – Verde, que será o Monotrilho da Vila Prudente até a Cidade Tiradentes, é a primeira da lista com R$ 1,6 bilhão. O primeiro trecho entre Vila Prudente e Oratório deve ser entregue no fim de 2013.
A Linha 5-Lilás, em obras na zona sul, vem em segundo lugar, com R$ 1,5 bilhão na extensão do ramal desde a Estação Largo Treze, na região de Santo Amaro, até a Chácara Klabin, para integração com a Linha 2-verde, passando por Santa Cruz na linha 1 – Azul.
Em terceiro aparece a Linha 17-Ouro, que deverá ter as obras inciados em Dezembro, e receberá R$ 507 milhões do orçamento para ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi.
Em quarto lugar, vem a linha 4 e sua segunda fase com R$ 471 milhões, que compreende as estações Higienopolis, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo – Morumbi e Vila Sonia. Nada se fala da extensão até Taboão da Serra.
Para a CPTM, pretende-se gastar R$ 1 bilhão com obras de modernização de estações, No caso da Linha 8-Diamante, está prevista uma estação nova: Santa Rita, em Itapevi. No entanto, o total investido nos trens em 2012 será quase 10% menor do que o previsto para este ano.
Não está nesta lista as linhas 15 – Branca, que liga a Vila Prudente até a Dutra, e também a linha 13 – Jade que é o trem que vai ligar a capital à Guarulhos.
Por Renato Lobo