Ponte estaiada do Tietê ainda não atrai veículos. Dinheiro poderia ser usado no transporte público

Neste ano foi inaugurada a Ponte Estaiada Governador Orestes Quércia, última obra a ser entregue como parte da ampliação da Marginal do Tietê. Aberta ao tráfego em 27 de julho, a travessia serve aos motoristas como uma ligação direta da Avenida do Estado à Marginal, no sentido Castelo Branco. Mas segundo informações da Agência Estado, está subutilizada. A via hoje recebe 10 mil carros por dia, a metade da demanda prevista.

De acordo com a Prefeitura, na hora mais movimentada, a ponte recebe 850 veículos, dados da CET. Segundo especialistas em trânsito, padrões internacionais de medição de tráfego apontam que a hora pico de uma via representa de 8% a 14% da circulação no dia. Ou seja, o fluxo na Orestes Quércia estaria entre 6 mil e 10,6 mil veículos. Foram gastos R$ 85 milhões para construção.

Uma das causas que inibiriam o uso da nova ponte, apontada por motoristas e especialistas em trânsito, é a rota de semáforos da Avenida do Estado: “Vale mais a pena rodar mais e pegar a Avenida Cruzeiro do Sul do que ficar parado no trânsito”, afirma o bispo evangélico Ovídio Prudente, de 51 anos.

Prudente conta que, quando vai pela Cruzeiro do Sul, leva cinco minutos até a Marginal do Tietê. Pela ponte estaiada, afirma levar até 15 minutos, embora o trajeto seja 1,4 km mais curto.

“Se ela viesse de uma via expressa, tudo bem. Mas a Avenida do Estado é toda parada, cheia de semáforos”, diz o consultor em engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueira. “Com esse dinheiro, daria para construir um corredor de ônibus de 10 km para 300 mil pessoas/dia.”

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informa que “a CET está efetuando a readequação nos tempos dos semáforos para aumentar a fluidez no trânsito” da região. Na nota, não é explicado se essa medida está relacionada ao tráfego na ponte.

Essa verba de R$ 85 milhões poderia ter sido usada em obras para melhorias do transporte público né?

Por Renato Lobo, com as informações de Agência Estado

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus