SPTrans

SPTrans vai ampliar operação durante o Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, dia Mundial Sem Carro, a SPtrans informa que vai aumentar a demanda de viagens do sistema de ônibus da Capital Paulista. O pico da manhã que é da 5h00 às 8h30 terá um acréscimo de 30 minutos, sendo estendido até as 9h00 da manhã. Segundo dados da empresa gerenciadora do transporte público, normalmente em dias úteis são cerca de 95060 partidas, mas amanhã serão 106467 partidas.

Será inaugurada na quinta feira uma ampliação da faixa exclusiva de ônibus na Radial Leste – atualmente, no percurso já há uma extensão de 4,4 km de faixa exclusiva e 4 km de faixa preferencial nos dois sentidos. Com a ampliação, os coletivos terão um total de 11,4 km de faixas exclusivas nos dois sentidos. Além disso, a Prefeitura vai restringir o trânsito de caminhões e veículos de fretamento na Radial Leste entre a Avenida Aricanduva e a Rua da Figueira. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também vai criar uma faixa reversível para ônibus na Rua Almirante Brasil, na Mooca, zona leste. Ela funcionará a partir de amanhã, das 6 horas às 9 horas.

No entanto, como o sistema de transporte na região metropolitana de São Paulo vive a beira de um colapso, vai ser muito difícil convencer o motorista a deixar seu carro em casa e enfrentar o transporte cheio. As politicas públicas ainda engatinham na questão da preferência ao transporte coletivo.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus