A linha 18 – Bronze, que vai ligar a Estação Tamanduateí até São Bernardo possivelmente poderá ter verbas do PAC Mobilidade. De acordo com o arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, também coordenador do MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte), a linha que correrá por Monotrilho ajudara a resolver vários gargalos da região do Abc.
De acordo com o jornal Repórter Diário, o especialista esteve nesta quarta-feira (21) no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para ministrar o curso de Mobilidade Urbana do MDT, para cerca de 30 pessoas ligadas aos movimentos populares da região. Segundo Affonso, o ABC possui o corredor de trólebus do ABD como exemplo de sucesso e nos últimos anos tem avançado nas discussões sobre o transporte público. “É bom ver que o berço do automobilismo tem se voltado para a questão do transporte de massa”, contou ao jornal.
Mas, segundo o urbanista, os municípios devem se voltar para solucionar a mobilidade dentro das próprias cidades, antes de buscarem a integração do transporte com regiões mais distantes. “Temos de pensar em criar sistemas eficientes, melhorar o que já existe, como fazer mais ciclovias e melhorar as calçadas para os pedestres”, afirmou.
Por Renato Lobo, com as informações de Repórter Diário