Mobilidade Urbana

Nem no dia Mundial sem Carro São Paulo se livra dos congestionamentos

No em que a capital paulista participa do “Dia Mundial sem Carro”, a cidade tem lentidão praticamente igual aos outros dias. De acordo com a CET, os índices de congestionamento da manhã desta quinta-feira (22) estavam dentro da média para o horário. Às 9h30, a cidade tinha 71 km de filas de veículos em toda a cidade.

Mobilizações

Tanto no município de São Paulo quanto o interior paulista estão ocorrendo ações especiais para o dia de hoje. As campanhas visam conscientizar as pessoas sobre os efeitos negativos dos veículos em todos os municípios, grandes ou pequenos, e as alternativas de transportes alternativo. A solução para a mobilidade urbana está nos transportes coletivos.

Na cidade de São Paulo, o destaque é a criação de “faixas solidárias” em algumas vias da cidade. Nelas, só poderão andar veículos com mais de uma pessoa, para estimular a carona. Outra medida é a ampliação dos horários de pico dos ônibus. Em dias comuns, eles são das 5h às 8h30 e das 16h às 20h. Hoje, serão das 5h às 9h e das 15h30 às 21h. A CPTM também aderiu, expandindo os horário de picos por 30 minutos.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus