Atualizado em 25/07/2014
Quem não se lembra de Levy Fidelix? Se você não têm a menor ideia de quem seja este sujeito, na certa deve se lembrar da campanha eleitoral que o Presidente Nacional do PRTB fez à favor do aerotrem visando ocupar o cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Mas, mesmo com as derrotas nas disputas eleitorais, Levy Fidelix, enfim tem o que comemorar. A cidade vai ganhar enfim a primeira linha de monotrilho, que nada mais é que o aerotrem tão defendido por Levy. Segundo a Revista Veja, parece que, finalmente, o Governo do Estado enxergou as vantagens que o sistema tem em relação ao metrô, chamado por Fidelix de “buraco de tatu”.
Para o presidente do partido, o monotrem é a solução mais viável neste momento, o equipamento tem um custo de 180 milhões de reais por quilômetro construído contra os 320 milhões do metrô, ou seja, metade do valor. Fora a vantagem financeira, outro ponto de destaque é a rapidez na construção. Atualmente 2 linhas de monotrilho estão em obras e mais uma esta em implantação.
“O Brasil, assim como São Paulo, precisa de desenvolvimento, não se pode deixar parar pelo trânsito travado, hoje são mais de sete milhões de veículos na Capital, que fazem o paulistano sofrer, diariamente, com horas perdidas nas centenas de quilômetros de engarrafamentos, há alguns anos que venho alertando a população e os governos que a solução para esse caos é o monotrem”, Finaliza Levy Fidelix”
Fidelix até têm razão quando se refere que a solução para o trânsito é investir no transporte público. Mas erra feio quando compara o Monotrilho ao Metrô Convencional. Enquanto se estima que os Monotrilhos que estão sendo construídos carreguem no máximo 40 mil pessoas por hora/sentido, os Metrôs podem carregar mais de 60 mil usuários por hora/sentido. O próprio Metrô justifica a escolha do modal nestes trechos justamente pela demanda menor.