VLT

Empresa apresenta VLT elétrico que dispensa rede aérea

Quando se fala em veículos elétricos, muitos urbanistas torcem o nariz para a questão da rede aérea. Os fios que alimentam os VLT’s ou trólebus de certa maneira prejudicam a paisagem por onde estes modais trafegam, ainda que estes modais não causam a poluição do ar, esta que é nociva a nossa saúde. De acordo com publicação da Revista Ferroviária, a CAF, aquela mesma que está produzindo os trens novos da CPTM, e os do Metrô de SP que corresponde a frota H, vai apresentar durante uma feira do setor, um novo e revolucionário modelo de VLT batizado de ACR – Acumuladores de Carga Rápida – capaz de operar sem catenária, sem terceiro trilhos, sem alimentação pelo solo e sem baterias convencionais. O protótipo já opera em Sevilha e em Saragoça -possui um pantógrafo que só se eleva durante as paradas, para uma carga rápida de 20 segundos. A carga é feita em uma seção de catenária com o mesmo comprimento do VLT. Uma vez carregados, os acumuladores dão ao veículo autonomia de 1.400 metros, mais que suficiente para chegar à próxima estação e carregar de novo. Um sistema de recuperação de energia na frenagem complementa a alimentação dos motores de tração. O ACR foi desenvolvido pela Trainelec, empresa do grupo CAF, segundo reportagem.


No passado já foram construídos trólebus com esta tecnologia.


Por falar em VLT’s elétricos sem redes aéreas, a Alstom ofereceu seu sistema APS (Alimentação Pelo Solo) que é utilizado em Bordeaux, para um sistema de VLT de Brasilia após vencer licitação. Na prática a alimentação do VLT seria feito pelos trilhos, sem oferecer risco para os pedestres. A licitação da infraestrutura foi no entanto cancelada em abril último pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal,  impedindo o fornecimento dos veículos. Uma nova licitação está sendo preparada e deverá ser lançada ainda no segundo semestre.


Assista o vídeo do ACR



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios