Metrô SP Monotrilho

Estação Congonhas da linha 17-Ouro pode ter acesso ao aeroporto

O Metrô de São Paulo planeja construir um acesso dentro do saguão do aeroporto de Congonhas (zona sul), para ligá-lo a uma futura estação Congonhas da linha 17 – Ouro, que será feita em forma de monotrilho e será erguida no entorno.


De acordo com a reportagem da Folha, o acesso, que poderia ser subterrâneo ou elevado, poderá ser entregue parcialmente até 2014. O plano foi informado ontem pela Infraero ao Conpresp (conselho municipal de patrimônio histórico).


A localização exata da estação ainda será definida. Inicialmente, ela ficaria na avenida Washington Luís, em frente a Congonhas, mas o conselho vetou. O conselho discute se tomba algumas construções do aeroporto, o que obrigaria a Infraero a submeter ao órgão qualquer intervenção.


No último sábado o governador Geraldo Alckmin assinou o contrato para inicio da construção da linha 17 – Ouro que vai ter aproximadamente 18 quilômetros de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.


O primeiro trecho a ser entregue à população, com 7,7 quilômetros de extensão, será entre o aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú), atendendo à concentração da rede hoteleira na região.


Na sequência, a linha será conectada à Linha 5-Lilás do Metrô, na Estação Água Espraiada, em meados de 2014. O trecho entre a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda (CPTM) até a estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela, passando pelo bairro de Paraisópolis, tem previsão para operar a partir de 2015. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Assuntos

Anúncios

Cadastre-se em nossa newsletter!