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Especialista defende capital privado para túnel que vai abrigar VLT entre Santos e Guarujá

De acordo com o especialista em infraestrutura, Joseph Barat, o túnel que ligará Santos ao Guarujá será importante para contemplar o transporte público sobre trilhos. Em entrevista à rádio Jovem Pan, o presidente do Conselho de Desenvolvimento das Cidades da Fecomércio classifica o túnel como importante para o pré-sal. Na opinião dele, no entanto, o governo do Estado deveria buscar parceiros privados para a construção da obra.





O túnel que ligará Santos e Guarujá terá quase 1 km de ponta a ponta e 21 metros de profundidade. A estrutura permitirá a passagem de carros, caminhões, pedestres e de bicicletas, além de um veículo leve sobre trilhos para transportar passageiros. O custo estimado da obra é de R$ 1,3 bilhão e prazo de 36 meses de construção. As audiências públicas começam no mês que vem e os trabalhos efetivamente estão previstos para ter início em 2013.





O túnel ligará Santos, na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, a Vicente de Carvalho, no Guarujá. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, serão necessárias obras complementares. E acrescenta que o Estado poderá construir a ligação Santos Guarujá por meio de PPP, parceria público privada.





O presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, Hugo Cássio Rocha, explica que a obra será uma das mais modernas do mundo. Ele diz que a manutenção do túnel é mais barata do que a de uma ponte.





Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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