Metrô SP

Linha 5 – Lilás será a linha mais carregada da rede, diz estudos

Este sábado (23) foi marcado no noticiário de transportes, como o início das obras do prolongamento da linha lilás, que até 2015 vai ligar o Capão Redondo até a Chacára Klabin. Foram dez meses de espera até que o governo pudesse começar as obras de prolongamento da linha. Imóveis serão demolidos para instalação de um canteiro de obras na região de Santo Amaro, na zona sul. Mas o atraso no início da construção vai fazer com que apenas uma estação seja inaugurada até o fim da atual gestão estadual, em 2014.


Após a conclusão do trecho entre Largo Treze e Chácara Klabin, o governo quer levar a linha 5 para o Jardim Ângela. Após isto será possivelmente a linha com o trecho mais carregado da rede de Metrô de São Paulo, inclusive mais que a Linha 3 – vermelha, está que atualmente é a mais carregada do mundo, no entanto a linha que liga a Barra Funda até Itaquera deve receber reforços para reequilibrá-la no horizonte até 2025, como a construção da linha 15-Branca, que vai ligar a Vila Prudente até a Dutra, cortando a estação Penha, e também as próximas fases da linha 6 – Laranja, que vai terminar na Cidade Líder, bairro da Zona Leste, redistribuindo a demanda que hoje têm apenas a linha 3 – vermelha como opção. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus