Metrô SP

Agora é para valer: Linha 5 – Lilás em obras até a Chácara Klabin

Geraldo Alckmin deu inicio neste sábado, as 10h00, às obras de expansão da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Estiveram presentes também o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda.


Para simbolizar o início das obras, o governador de São Paulo operou uma retroescavadeira para começar a demolição de um dos imóveis desapropriados que fará parte do canteiro de obras para a construção da futura Estação Alto da Boa Vista. O trecho entre Largo Treze e Adolfo Pinheiro, da primeira fase da ampliação, teve as obras iniciadas em setembro de 2009.


Dois “tatuzões” serão empregados na construção entre as estações Alto da Boa Vista e Água Espraiada, com dois túneis paralelos, e um “megatatuzão” construirá um túnel único desde a Avenida Bandeirantes, antes da Estação Ibirapuera, até a Chácara Klabin.

A expansão da Linha 5 entre Largo Treze e Chácara Klabin terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin-Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin). A previsão é que a Linha 5-Lilás seja totalmente concluída em 2015, passando a funcionar de Capão Redondo a Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações, com demanda diária superior a 600 mil usuários. 



Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus