TAV

Primeiro túnel solar para ajudar trens de alta velocidade acabou de ser inaugurado na Europa

Este túnel de 3,2km com energia solar acabou de ser ligado hoje. Ele faz parte da linha de Paris para Amsterdã e é o primeiro na Europa, prometendo economizar muita da energia que seria desperdiçada durante a viagem.
Paris e Amsterdã obviamente não ficam a apenas 3,2km de distância, mas este túnel tem um conjunto de 16.000 paineis solares que poderia fornecer 50% da energia total usada na estação de Antuérpia, na Bélgica, da qual saiu o primeiro trem a passar pelo túnel.





O túnel foi construído na área originalmente porque o trem passa por uma floresta antiga, onde árvores poderiam cair em cima do trem. Em vez de derrubar árvores, foi construído o túnel: assim se elas caírem, será em cima do túnel, longe dos trens que passam dentro dele. Aí eles resolveram usar o túnel para gerar energia solar também. É uma boa ideia para reduzir (ou compensar) emissões de carbono: adaptando estruturas já existentes, em vez de apenas criar novas.


Com as informações de Treehugger

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios