SPTrans Trólebus

Com atraso em obra de viaduto no Tatuapé, linha 2101 permanece operando com ônibus à diesel.

Desde 2008 a linha 2101 que liga a Praça Silvio Romero na zona leste de São Paulo até a praça da Sé no centro deixou de circular com trólebus, devido à obra do Viaduto Estaiado que ligará a os dois lados da rua Padre Adelino, evitando o cruzamento semafórico na Avenida Salim Maluf. A promessa inicial era 2010, mas a prefeitura teve problemas com desapropriações, e agora promete a conclusão da obra para final de Julho. A SPtrans já disse que o trólebus retornará para a linha 2101, inclusive que parte do orçamento do viaduto é destinado para a instalação da rede elétrica. Nossa reportagem já identificou alguns postes instalados, entretanto não se sabe se são para sustentar a rede.


A linha 2101 já opera á décadas, porem ao longo doa anos foi perdendo relevância já que a zona leste foi crescendo. Outras linhas foram criadas sobrepondo os ônibus elétricos. Moradores da Mooca já conhecem a linha pela sua demora no intervalo. No começo desta década a falecida operadora Eletrobus criou um atendimento afim de dar maior uso ao ramal, denominado 2101/41, que liga a praça Silvio Romero até o terminal Vila Prudente. No entanto mesmo com a criação desta linha, cerca de 5 ônibus fazem as duas linhas. A solução seria um prolongamento em umas das duas extremidades.

Renato Lobo é Técnico em Transporte Sobre Pneus e Transito Urbano.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus