O tema “transporte público” vem ganhado destaque na mídia impressa e televisiva, claro que por conta dos problemas neste setor que éra para ser solução da poluição e da mobilidade. Hoje em entrevista a Globo, no lugar do secretário Municipal de transportes, Marcelo Cardinale Branco, Ivan Whately, assessor técnico da Secretaria disse que a prefeitura estuda uma forma de restringir a entrada dos taxis nas faixas exclusivas para ônibus na capital.
Mas, no último dia 4 de Abril a secretaria municipal de transportes renovou a permissão para os taxis, conforme nota divulgada no portal da prefeitura:
“A Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) renovou, até 30 de setembro de 2011, a autorização para circulação de táxis nos corredores de ônibus da capital desde que os veículos estejam transportando passageiros.
A Secretaria adota essa medida porque considera que o serviço de táxi, destinado ao transporte de passageiros, contribui para a redução de congestionamentos.”
Para a prefeitura a permissão do taxi, que transporta 2 pessoas nestas vias é mais eficaz que investir nas melhorias das faixas exclusivas, construir corredores de ônibus de verdade, com via segregada, linhas segregadas, bilhetagem externa para facilitar o embarque, enfim, uma rede de transporte com interligação dos ônibus com o sistema metrô-ferroviário, sem falar na concepção de uma rede de ciclovias para o transporte, e não apenas para o lazer aos domingos. Com tais disparates constatamos a mesma mentalidade de anos, década atrás: A prioridade para o transporte indivídual. A “gambiarra” feita pela prefeitura, trata-se de uma liberação provisória dos taxis nos corredores que começou em agosto de 2005 e é renovada de tempos em tempos por decreto.