Mobilidade Urbana SPTrans

Prefeitura de SP assume que não cumprirá metas para transporte público.

A SPTrans confirmou nesta semana que não vai fazer tudo aquilo que prometeu para o transporte público em São Paulo. Dos 66 km de corredores de ônibus previstos até 2012, apenas a metade será feita até o ano que vem. Uma das obras vetadas pela prefeitura é o corredor Celso Garcia (30 Km), sob a alegação de por não ser um corredor segregado e com 66 paradas, ele não atenderia a demanda necessária da zona leste. Outras faixas exclusivas importantes que saíram do cronograma são a da Av. Berrine e da Av. Faria Lima. No lugar os técnicos da SPtrans querem o Monotrilho da M’Boi Mirim, projeto que não tem nem licitação e que custa muito mais que um corredor de ônibus nos moldes de Curitiba e que transporta o mesmo número de passageiros. 


Veja: Kassab e o descaso com o transporte público.


Corredores prometidos


– O corredor Radial Leste, com 12 km, onde é estudada a cobrança de passagem fora do veículo para facilitar o embarque;
– Capão Redondo/Vila Sônia, com 12 km; 
– Binário Santo Amaro, com 8 km, que já está em licitação para as obras. 
– Casa Verde/Lapa/Centro, com 5,5 km, 
– Varginha/Parelheiros, com 8 km, estão em processo de elaboração de projeto.”


Os corredores de ônibus são uma solução para o trânsito nas cidades, só que é preciso um projeto bem elaborado, com a segregação de linhas e da via, e não apenas uma faixa exclusiva com um monte de coletivos amontoados, e passível de invasores, os carros de passeio que não respietam e prejudicam ainda mais a circulação dos ônibus.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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