Mobilidade Urbana

Mais protesto na M’Boi Mirim. Passageiro continua sofrendo com serviço caro

Moradores da região da M Boi Mirin, e membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fizeram nesta manha de quinta feira (28) mais um protesto para melhorias do transporte público na região. A manifestação seguiu pela Estrada do M’Boi Mirim até a subprefeitura da região, na Avenida Guarapiranga. Os manifestantes chegaram a bloquear as vias. Por volta das 9h30, cerca de mil pessoas participavam da manifestação. Às 11h20, não havia mais reflexo no trânsito da região.


 Houve confronto entre a polícia e manifestantes. De acordo com Guilherme Boulos, membro do MTST, não houve manifestantes que tenham agredido os policiais militares que acompanhavam o protesto. O Sub-prefeito do M’Boi Mirin Edilberto Ferreira Mendes chegou a dizer em entrevista para a rádio CBN que o protesto éra de caracter político, na tentativa de descaracterizar o real problema dos moradores na região.


– A Velocidade média dos ônibus é de 15 km/h
– São quase 8 km de extensão
– 54 linhas trafegam na faixa
– 300 Mil pessoas passam pelo corredor por dia
– Alguns moradores demoram até 4 horas pra chegar no trabalho


A prefeitura diz que tem um projeto de monotrilho para região, e o Governo do estado apresentou como uma possível solução, estudos de prolongamento da linha 5 lilás do Capão Redondo até o jardim Ângela. Entretanto ambos não sabem dizer quando que os passageiros vão ter um transporte decente. Foi este ponto que revoltou alguns manifestantes que deram entrevista a TV.


A região sofre a tempos com a mobilidade, e pouca coisa foi feita, ou as soluções não foram pensadas a médio e longo prazo. Especialista do setor e até mesmo o antigo secretário de transporte metropolitano, José Luiz Portella já alertaram que a solução pra região é um transporte de anta capacidade.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus