China construirá mais de 3.500 km de trilhos de trem-bala em 2018

Foi realizada em Beijing a conferência de trabalho da Ferrovia Chinesa. Segundo o gerente-geral da empresa, Lu Dongfu, o investimento fixo nas ferrovias da China atingiu 801 bilhões de yuans em 2017. A China concluiu 3.038 quilômetros de linhas ferroviárias no ano passado e construirá mais 3.500 quilômetros em 2018.

As ferrovias de alta velocidade da China somarão 38 mil quilômetros de extensão até 2025. A China vai construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3.500 dos quais serão de alta velocidade.

Segundo Lu Dongfu, a Ferrovia Chinesa utilizou tecnologias avançadas na construção dos trilhos de trem-bala.

“Temos uma tecnologia completa de nível mundialmente avançado em construção de projeto, manufatura de equipamentos e administração de funcionamento. A velocidade do trem-bala Fuxing atingiu 350 km/h. Conseguimos concluir os projetos em áreas de complexas condições geográficas, como a linha Lanzhou-Chongqing e a linha Xi’na-Chengdu.”

Em 2017, foi realizado de trem um total de 3,04 bilhões de viagens de passageiros, aumento de 9,6% em termos anuais. Mais de 56% das viagens foram feitas nas ferrovias de alta velocidade. Cerca de 70% das passagens são vendidas online e mais de 70% dos negócios de cargas são realizados online.

O Fuxing representa uma melhora significativa dos trens-bala anteriores, conhecidos como Hexie. Completamente projetado e fabricado na China, o Fuxing tem mais espaço e possui consumo mais eficiente de energia, com uma vida útil mais longa e uma melhor confiabilidade.

Para Lu Dongfu, a China vai investir mais dinheiro em 2018 para elevar a qualidade da construção ferroviária e oferecer melhores serviços aos passageiros.

“O investimento no setor ferroviário do país vai atingir 732 bilhões de yuans. A China vai construir 4 mil quilômetros de trilhos este ano, 3.500 dos quais serão de alta velocidade.”

Segundo Lu Dongfu, até 2020, a China vai ter uma rede ferroviária mais moderna e avançada.

“Até 2020, a rede ferroviária da China será a maior e mais moderna do mundo com uma estrutura mais aperfeiçoada, eficácia mais elevada e função mais abrangente. As linhas ferroviárias serão interligadas com outros meios de transporte, formando uma rede de transporte que cobrirá todas as cidades do país com população superior a 200 mil pessoas.”

 

Fonte: China Rádio Internacional


Autor: Caio Lobo

Ler todos os posts

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

8 Comentários deste post

  1. Um sonho que fica como utopia para os brasileiros. infelizmente nossos politicos so pensam no proprio bolso e dinheiro para campanha (que hoje e o foco principal para enganar a populacao em rede nacional). Investimento em ferrovia que e bom, nada! Nossos impostos so vai para proprina mesmo. ja eramos para estar integrado ao Rio, Minas e Parana, pelo menos, com trem bala. Mas o foco do nosso Estado sao as rodovias para investirem mais e mais em automoveis e nos roubar mais na gasolina! Governo Federal cada dia mais estuprando a gente e o meio ambiente

    thommy /
    • exatamente !!!! e temos que tentar mudar isso nesta eleição ! realmente bate uma baita inveja da china neste quesito, apesar de saber que muitas vezes eles realizam desapropriações sem muito consultar o proprietario do imovel.

      vinicius pesse / (em resposta a thommy)
    • Corrupção é um dos problemas do Brasil mas não o único nem o principal, tem que fazer muita coisa principalmente na parte de equilíbrio fiscal pra não pagar mais tanto juros aos bancos, diminuir a burocracia, simplificar os impostos, melhorar a gestão publica e etc. O problema do Brasil vai muito além da corrupção…

  2. Realmente de se admirar !

    Isso tudo tem base : educação , planejamento , dinheiro e “ditadura”.(parece bobagem mas no Brasil seria impossível não pela data de recursos, mas principalmente pela
    Burocracia , licenças e mais licenças , desapropriações infinitas ….)

    Gabriel /
  3. Trem bala no Brasil considero igual um ser humano ir a marte em pelo menos 5 ano,s ou ate 10 talvez, sonho.

  4. Logico que aqui há os entraves burocráticos e na maioria das vezes a corrupção, que causa a morosidade para se concluir as obras de mobilidade, mas que seria um sonho um sistema de transportes assim em todos seus meios, isso seria.

    Juarez Costa /
  5. 801 bilhões de yuans são aproximadamente 123 bilhões de dólares, o que dá quase 40,5 milhões de dólares por Km. O meio ambiente não aguenta mais tanto carro, ônibus, caminhão, diesel, CO², e muito menos nós ! E tem engenheiro, sindicalista e politico aqui orgulhoso de inaugurar 10, 15 Km de metrô em SP, RJ, BA, ….. é de chorar viu !

    Anderson /

Deixe uma resposta