Consórcio Intermunicipal do ABC vai formalizar a proposta de BRT ao invés de monotrilho

Parece que o sonho de uma linha de monotrilho na região do ABC deve ser enterrada de vez. Isso se depender da vontade do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, na condição de presidente do Consórcio Intermunicipal do ABC, que reúne os sete prefeitos das cidades da região.  A linha 18 – bronze, que deve ligar a estação Tamanduateí ao ABC, está a espera do início das obras desde 2014 quando o Governo do Estado assinou contrato de PPP com  o consórcio “Vem ABC”. Desde então, a parte que é da gestão estadual, que são as desapropriações, não avança por falta de verba.

 

Diante de tantos transtornos, a proposta agora é levar a gestão Alkcmin a troca do monotrilho por BRT. De acordo com Orlando, estudos comprovam que um BRT no trecho poderia ser quase dez vezes mais barato, com a mesma capacidade de transportes e tempo de percurso apenas sete minutos maior.

“ O prazo [do contrato do monotrilho] foi aditado por mais 180 dias, é o terceiro aditamento, e nós percebemos que mediante a crise econômica, tá muito distante [a concretização da obra] e a sociedade clama por um novo modal. Não dá para a gente continuar só simplesmente justificando que por fatores financeiros a obra não vai ser iniciada. A gente [Consórcio] está oferecendo então por autorização e deliberação que o governo do Estado submeta uma nova proposta, dentre elas poderia ser um BRT, ‘aonde’ o tempo de viagem origem-destino aumentaria alguma coisa em torno de sete minutos, o corredor seria o mesmo que hoje seria a linha, então sairia por São Bernardo do Campo, ingressando pela Aldino Pinotti, passando pela Lauro Gomes, Guido Aliberti e Presidente Wilson, que seriam as três cidades [do ABC] mais a capital, ‘aonde’ tem um trecho de 1,5 km. Nós estamos já no dia de amanhã [quarta, 07 de junho] mandando este comunicado, buscando uma solução e ao mesmo tempo oferecendo uma alternativa” – disse Orlando Morando

 

Fonte: Diário do Transporte


Autor: Caio Lobo

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Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

9 Comentários deste post

  1. Orlando Morando se elegeu deputado em 2014 justamente com a “glória” de ter trazido o monotrilho para SBC…
    Vem aí mais um corredor da Metra…

    Cadu / Responder
  2. 7 minutos com um monte de paradas em cruzamentos? Que piada….nem em sonho seria só isso.

    O monotrilho não teria parada alguma e maior capacidade, com segurança e segregação total. Se houver enchentes, o BRT para também…

    Bando de vabagundos! Mas o povo tem o que merece, vota nos mesmos toda eleição! Bem feito!

    Renato / Responder
  3. Eu não tenho nada contra o BRT,muito pelo contrário, só que já que prometeram monotrilho, deveria fazer, ou mesmo um metrô leve ,mas elevado, mas sempre essa balela de falta de dinheiro, e olha que pelo percurso não tem tantas desapropriações,e nem precisaria ser todo elevado,poderia ser feito nos moldes como é a pista central da Av.Estado (trecho do pq d pedro -pça Lions), por cima do córrego, elevando nos cruzamentos ou fazendo viadutos no mesmo,apesar que a região sofre com enchentes ,mas acho que daria pra fazer,quero ver quem comprou empreendimentos na região que vendiam com “metrô” na porta rsrs.

    Mauri / Responder
  4. eles vão fazer cagada, monotrilho é melhor que BRT.
    No entanto, precisa ter dinheiro pra investir e os caras nunca têm e quando têm roubam tudo….

    Jurandir / Responder
  5. Decepcionante

    Fabiano / Responder
  6. Comentei isso esses dias, o melhor seria o monotrilho, mas o problema é: realmente o monotrilho vai(iria) sair do papel? Se a resposta for “não”, que venha mais um BRT da Metra, para quem precisa é melhor alguma ajuda do que nada.

    Porém, o que deveria ser cobrado mesmo são os responsáveis por essa promessa política, que pagassem do próprio bolso essa ridícula demonstração de poder político sobre a massa prometendo pães e entregando sacos vazios.

    O.Juliano / Responder
  7. BRT com trocentas paradas não e BRT.

    Rodrigo Santos / Responder
  8. BRT tem uma capacidade limitada, porém com uma grande vantagem: não traz poluição visual como o monotrilho

    haroldo / Responder
  9. BRT Nem Pensar. Tem Que Ser Metrô Com Operação em Monotrilho Para a Linha 18 Bronze Com Ligação Pela Capital do Estado de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo

    Michell / Responder

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