Mobilidade Urbana

Estudo aponta que 65% de poluentes vem dos automóveis em SP

Reportagem do jornal “O Estado de São Paulo” revelou um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), onde é apontado que automóveis são responsáveis por cerca de 65% das emissões de poluentes na cidade de São Paulo. O mesmo estudo aponta que ônibus representam 19% dos poluentes lançados na atmosfera.

Um levantamento feito pelo Blog Ponto de Ônibus aponta que no mês de dezembro de 2015, São Paulo tinha um frota de 7 milhões 590 mil 181 veículos automotores em geral, entre motos, carros, caminhões e ônibus, segundo dado mais recente do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito.

A publicação mostra que a cidade tem uma frota de 14 mil 754 ônibus, o que representa 0,3% da frota de veículos na capital paulista.

Mesmo com uma quantidade menor de veículos, o transporte público é responsável por 55,3% das 38,2 milhões de viagens motorizadas na Região Metropolitana de São Paulo, levanto em conta também os deslocamentos com o transporte metroferroviário.

Os dados acima mencionados apontam a urgência em investimentos em mobilidade urbana, além de políticas que tornem a ocupação do solo mais eficiente, com postos de trabalhos próximo de moradias.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus