Metrô SP

Linha 5 fica R$ 1 bi mais cara, diz jornal

Foto: Diogo Moreira/A2 fotografia

De acordo com levantamento do jornal Estado, as obras da linha 5 – lilás, do Metrô, ficaram R$ 1 bi mais caras. O Metrô culpa o solo, imprevistos e investigações.

O custo inicial, somente com obras civis, estava em R$ 4,2 bi no início das obras. Hoje já está em R$ 5,1 bi com vários aditivos entre o Governo do Estado e os consórcios que tocam a obra. Só nesta ano, entre maio e novembro, houve aumento de R$ 450,8 milhões.

Engenheiros do Metrô dizem que o custo maior é devido a dificuldades encontradas no solo que não foram identificadas antes no projeto básico, anterior a licitação, por falta de sondagens em terrenos que não haviam sido desapropriados.

Outro motivo apontado trata-se de imprevistos encontrados durante a obra como tubulação de serviço telefônico e de água que o projeto básico não mostrou que existiam em alguns lugares. Ao mexer nesta estrutura, a empresa precisou substituir 800 metros de tubos e compra novos, o que encareceu a obra.

Por último, a investigação que ocorreu em torno da linha 5 para apurar um suposto conluio entre as empreiteiras contratadas gerou atrasos na obra e o custo subiu.

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus