Internacional

Fábrica da Alstom em SP produz trem para África do Sul

Vagões do sistema ferroviário da África do Sul estão sendo produzidos na fábrica da Alstom no bairro da Lapa em São Paulo. Os dois primeiros carros do modelo 600 X’Trapolis mega foram finalizados. As composições deverão conter de quatro a seis carros, totalizando 3 600 veículos. Os trens estão sendo produzidos por uma joint venture entre a Alstom (61%), Nova África Rail (9%) e Ubumbano Rail (30%).

alstom2

Os primeiros 20 trens estão sendo construídas aqui no Brasil. Os dois carros finalizados foram submetidos a testes estáticos e os quatro restantes estão sendo equipados. A primeira unidade completa está programado para ser enviada para a África do Sul em novembro, e, então, submetidas a um programa de testes intensivos antes de entrar em serviço comercial até Junho de 2016.

africa

A África do Sul possuí uma rede ferroviária cujo os trens vão do centro à periferia ou do centro para outras cidades. Na Cidade do Cabo, o “metro” possuí uma tarifa relativamente barata, possibilitando viajar de Cape Town (Cidade do Cabo) até várias cidades ao redor.

De acordo com a companhia de trem de Cape Town, a Metrorail, seus vagões transportam 45 milhões de passageiros por mês. Também é possível viajar em trens de longa distância, que chegam às principais cidades do país, cortando quase toda sua geografia.

As companhias variam de luxuosas (um dos trens, o Rovos Rail, é considerado um dos mais sofisticados do mundo) a populares. O preço mais barato da passagem da cidade do Cabo para Joanesburgo, é de cerca de R$ 100, considerando que é quase um dia de viagem.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus