Governo do Estado contrata projeto da Linha 19-Celeste do Metrô em 2015

O novo secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que ocorreu uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para elaboração de projeto da Linha 19-Celeste, que vai ligar o Campo Belo, bairro da Zona Sul de São Paulo até a cidade de Guarulhos.

L19-celeste

L19-celeste-2

MIP se refere ao procedimento na qual a iniciativa privada poderá trabalhar na estruturação de projetos de infraestrutura, em especial Parcerias Público-Privadas (PPPs), bem como em suas modelagens, englobando, além do desenvolvimento do projeto, a apresentação de estudos técnicos, econômico-financeiros, jurídicos e outros.

A nova linha já esteve em estudos pelo Metrô e vai cruzar bairros como Itaim, Campo Belo, Jardim Paulista, São Bento e Vila Maria e terá Guarulhos como destino. Uma empresa privada será contratada ainda nesse ano pelo estado para definir o traçado da nova linha.

As declarações do secretário foram dadas à rádio Jovem Pan. Ouça aqui


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

18 Comentários deste post

  1. sinceramente?? PAGO PARA VER, se sair, bem, se não sair é mais um enrrolation para a população.

    Paulo Antunes / Responder
  2. Alguém sabe algo sobre a linha da CPTM 15 Jade que vai ligar ao aeroporto?

    Luiz / Responder
    • Já está sendo construída,provavelmente seja inaugurada no final deste ano ou no início de 2016,tenho passado na Av …..Smith que liga a Dutra até o Aeroporto e vejo a obra sendo feita do lado esquerdo de quem vai ao aeroporto.

      Januário Jamil Juscelino / (em resposta a Luiz) Responder
  3. Excelente, secretário! Vamos viabilizar a PPP e agilizar a expansão do Metrô com mais a linha 19-celeste. Ao mesmo tempo é preciso agilizar as obras das linhas já licitadas, como a 2-Verde, de Vila Prudente a Dutra (Guarulhos).

    Airton Reis Jr / Responder
  4. E a linha 15 prata do Monotrilho? Um absurdo o descaso com esta obra, apenas duas estações funcionando parcialmente e em testes ainda depois de quatro anos de obras. Passo por lá todas os dias e não vejo mais operários por lá…a obra esta parada, só queria saber o motivo.

    Gustavo B. Lima / Responder
  5. se a linha 6 laranja começar este ano já esta bom… sendo que só vai ficar pronta em 2030… :-(

    Leandro / Responder
  6. Se existe a PPP, Parceria Público Privada não poderia também ter a PPE,Parceria Prefeitura Estado, a maior interessada pela mobilidade urbana não são os municípios?O Município de São Paulo tem um Orçamento anual de mais ou menos 53 bilhões e poderia participar com pelo menos 3 bilhões anuais ou não?

    Gerônimo Serafin Justo / Responder
  7. Tem gente aqui que merece andar de jegue.

    Hubner / Responder
  8. A contratação do projeto já é um bom sinal, visto que a construção do metrô de SP tem sido feita sem a participação da prefeitura. O governo federal, nem pensar em investimentos de vulto.

    Ed / Responder
  9. Pelo jeito, os monotrilhos não sairão. Foram completamente mal projetados. No projeto que começaram a construir, não havia nem o caminho de escape para o caso de uma emergência, os foram feitos foi de para cobrir a falha, mas parece que a estrutura não aguentará o movimento.

    arima257 / Responder
  10. Pobre São Paulo enquanto o governo dos PTralhas não dão um centavo para o metrô por pura politicagem…Estes iluminados do PSDB ficam iludindo o povo com metrôs de maquete…Ao invés de enganar a população com projetos por que não aceleram as obras pra terminar as linhas 5, 16 e 17???? Alem de completar a linha 4 que já está completando 20 anos de obras….

    eragostini / Responder
  11. Fiquei sabendo do projeto da linha 14 onix da CPTM ir da agua branca a itapecerica da serra poque ainda nao esta no projeto de voces(foto)
    Essa linha va facilitar pra quem mora em rio pequeno zona oeste, vila gomes, taboao da serra, embu das artes, jardim montesano em itapecerica da serra e o centro porque eles tem muita dificuldades de acessar o transporte sobre trilhos acho ideal essa linha da CPTM para essa regiao

    Paulo Neves / Responder
  12. A Linha 2 Verde Vai Se Estender Só As Margens da Altura de Guarulhos da Rod. Pres. Dutra, Que Liga de SP Até o RJ. O Público Vai Fazer Um Escândalo Se o Metrô Atender Só o Aeroporto de Congonhas, Por Isso o Público Apela Para Que Convença o Governo a Ligar a Linha do Metrô (19 Celeste) do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da Capital Paulista Até o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP.

    Michell / Responder
  13. Prezados,
    Gostaria de saber, isso se vocês tiverem a informação, porque que a CPTM não está recebendo os novos trens ?
    Trabalho em uma empresa que faz os trens da CPTM e metrô e está tudo travado a produção, está até preocupante a situação.

    Gerson Beltrame / Responder
  14. Onde posso conseguir esse mapa completo?

    Caio Godoi / Responder
  15. O Governo Quer a Linha 19 Celeste do Metrô Ligando do Aeroporto de Congonhas Até o Aeroporto de Cumbica.

    Michell / Responder
  16. no papel e uma maravilha, a população fica na ilusão com essa politica de interesses partidários e empresários favorecendo sempre quem está no poder para aumentarem seus lucros as obras paradas,estão projetando novas licitações superfaturadas para a população pagar a conta com a criação de novos impostos ou a volta da famigerada CPMF!!!!!!!!!!Aguenta povão!!!

    jose martins da silva / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*