Alguns especialistas em mobilidade afirmam que o carro é a praga do século XXI, e muitas cidades vem encontrando alternativas aos deslocamentos de seus moradores, seja a bicicleta, o transporte público ou o trabalho próximo a residência ou no próprio lar, chamados de home office.
Outra medida é a restrição ao carro, como o caso de Paris que deve usar a restrição para diminuir índices de poluição, primeiramente aos finais de semana e posteriormente nos dias úteis. A prefeita Anne Hidalgo anunciou que pretende banir a circulação de automóveis na região central.
Nos quatro distritos centrais da cidade Luz só poderão circular bicicleta, ônibus, táxis, carros de entrega e de emergência, além de claro os veículos de moradores locais.
Mais ciclovias
Junto com a medida, a prefeitura deve dobrar o número de ciclovias nos próximos seis anos. Todas as ações integram o projeto de transformar a cidade para os pedestres e ciclistas até 2020.
Por lá, a população já é habituada a usar o transporte coletivo, e conta com uma invejável rede de metrô. Por aqui uma parcela da população esbraveja quando a prefeitura destina um espaço da via aos ciclistas, e outra minoria classifica o ciclista como desqualificado, e que não presta.