8 motivos para entender o porque que o carro é a praga do século XXI

1# Maiores causadores de trânsito

Cubbos-transito-munique

Nenhum outro modal causa maior trânsito que o automóvel e a afirmação é bem logica: Um espaço de 12 metros que cabe um ônibus, que pode carregar confortavelmente 42 pessoas sentadas. No mesmo espaço cabem 3 carros que levam em média 1,4 pessoas. Também é possível abrigar 40 ciclistas nesta área. A imagem acima fala por si só.

2# Poluição dos carros mata

harbin

As principais fontes de poluição do ar nas cidades são: Os automóveis e as indústrias. Os carros são considerados os grandes vilões da poluição do ar na cidade de São Paulo. Segundo Carlos Lacava, gerente do departamento de desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade da Cetesb “Não existe carro que não polui, todo carro polui. Em uma frota de cerca de 7 milhões de veículos como temos na região metropolitana de São Paulo, cada um tem a sua contribuição”. “Normalmente, as concentrações de poluentes ficam mais altas onde o tráfego é maior, principalmente onde há tráfego pesado”, diz Lacava

Mais poluição, menos saúde. Os paulistanos vivem em média dois anos a menos por causa dessa poluição, que mata quase 20 pessoas por dia, segundo o laboratório de poluição atmosférica da USP.

3# Grande causador de acidentes

br116

Só no Brasil, morrem 42.000 pessoas por ano vítimas de “acidentes” de trânsito, na sua grande maioria causada pelos carros. Em média, ocorrem 723 acidentes nas rodovias asfaltadas brasileiras a cada dia.

4# Altos custos

meuautomoveldiferencanasvalvulas-5

Estudos apontam que o Brasileiro gasta 40% do valor do carro por ano com  manutenção. Ter carro implica em gastar com o seguro do carro; o dinheiro do IPVA, o dinheiro da gasolina; o dinheiro da manutenção do carro; o dinheiro do estacionamento…Porem o preço da passagem do transporte publico também não é nenhuma caridade…

5# O carro e a vida sedentária

imagens-Levando-pra-passear-engracados

Não é uma regra, porem existem muitos que usam o carro para percorrer pequenas distâncias, ao invés de ir a pé. Sem carro, você vai caminhar mais, perder peso, ser mais saudável e reduzir o risco de hipertensão (a caminhada reduz níveis de pressão arterial por até 24 horas), doenças do coração, obesidade e diabetes, entre outras doenças.
Andar de bicicleta trabalha as musculaturas das pernas, costas e abdômen, queima calorias, melhora a circulação e o funcionamento cardiovascular. As duas atividades são de baixo impacto (menor risco de lesões), e estimulam a produção de endorfinas.

6# Carros representam um gasto enorme de recursos naturais.

ferro-velho_1970s

O que é usado para a matéria-prima necessária em suprir a indústria automobilística? A extração dessa matéria-prima gera degradação ambiental, sendo que vários minérios em extinção? Isso para não falar dos combustíveis: os derivados do petróleo são altamente poluentes, e a disputa sobre eles e sua extração causam grandes impactos sociais e guerras.

7# Carros deixam as pessoas agressivas.

foto201292716746

Estudos de psicólogos apontam que as pessoas tendem a se irritar mais e a expressar mais sua raiva no trânsito, de modo que incidentes pequenos podem levar a brigas e agressão física. Quando dirigimos, estamos isolados do mundo exterior. Aumenta a sensação de força e de impunidade, e as outras pessoas são concorrentes ou estão atrapalhando nosso caminho.

8# Carros contribuem para a degradação do espaço público.

PAULOLIEBERT_14_10_2009_600

Em localidades onde o automóvel reina, não só mais poluição sonora, do ar, mas é preciso muito mais o asfalto, que as torna mais cinza, mais mortas, mais quentes, e o trânsito somado a tudo isso deixa as pessoas mais mal-humoradas. O asfalto vai substituindo a vegetação, os cursos d’água, as calçadas… E os motoristas se apropriam ainda mais do espaço público.

Ruas de grande movimento de carros afastam as pessoas por segurança…experimente dar uma volta a pé na Marginal Tietê…


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 Comentários deste post

  1. A tendência é cada ano,a coisa ficar pior.As fábricas jogando novos carros nas ruas e novos motoristas entrando no sistema. E quem ganha com isso? O governo com os impostos,contratação de construtoras e empreiteiras para construção de vias rodoviárias, lucros significativos para fábricas,concessionárias,Detrans, e Autoescolas.Lucros significativos para hospitais,funerárias,vendas de materiais hospitalares e consultórios médicos.Enfim,o carro particular hoje,se tornou a maldição do povo,porém o povo sempre opta pelo pior e pelo caos.

    Cimberley Cáspio / Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*