Internacional

Dubai vai sortear ouro para quem usar transporte público

Não, políticas públicas que estimulam o uso do transporte público e da bicicleta não são exclusividades de São Paulo, tão pouco do partido A ou B como medida populista ou autoritária. São tendências mundias. Na França, por exemplo, tempos atrás o governo local isentou a tarifa do transporte da população de uma cidade para estimular o uso do transporte público em um determinado período por conta da poluição.

Dubai segue a linha, e o governo local está distribuindo quatro quilos de ouro para convencer as pessoas a deixar seus carros em casa. Os prêmios serão distribuídos por meio de “sorteios e outras surpresas” ao longo da próxima semana. Trata-se das comemorações do Dia do Transporte Público

A proporção de carros entre os moradores de Dubai está entre as mais altas do mundo: uma média de 2,3 carros por família. Enquanto isso, apenas 13% dos moradores usam transporte público.

Outros prêmios compõem o incetivo, que chegam a 1 milhão de dirhams (R$ 670 mil). A entrega dos prêmios será feito em um evento que contará com celebridades como o jogador de basquete aposentado Kareem Abdul Jabbar, que participará de uma partida especial em um terminal de ônibus. Só poderão participar da competição e do sorteio quem possuir o cartão do transporte público de Dubai.

1245

24560850

M2-velký2

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus