A mobilidade é um dos temas que estão na roda de discussão por parte da população paulista, e grande parte dela esta apoiando as medidas que priorizam a mobilidade. Uma pesquisa encomendada pela Rede Nossa São Paulo feita pelo Ibope apontam esta tendência:
Faixas de ônibus
Segundo a pesquisa, a aprovação das faixas exclusivas para ônibus continua alta: 90% dos entrevistados se dizem favoráveis à “ampliação das faixas”.
Transporte sobre trilhos
Já 64% dos pesquisados apontam que os governos devem dar mais atenção aos transportes públicos, sendo construção/ampliação de linhas do metrô ou trem (58%) e de corredores de ônibus (37%) sendo como ações mais urgentes para a melhoria da mobilidade urbana.
Ciclovias
Subiu de 86% para 88% o porcentual de entrevistados favoráveis à construção e ampliação de ciclovias na cidade. A mesma pesquisa aponta que os entrevistaram mencionaram “construção de ciclovias” (26%) e “mais segurança” (26%) como principais fatores para a utilização de bicicletas como meio de transporte.
Demanda reprimida
71% dos entrevistados disseram que deixariam de usar o carro, caso houvesse uma boa alternativa de transporte.
Aumento de qualidade de vida
Sobre a qualidade de vida na cidade, os dados apontam que 66% da população consideram São Paulo um lugar “Bom” e “Ótimo” para morar. E de 13% para 18% os que acham um lugar “ótimo”;
Foram ouvidas 700 pessoas entre dos dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.