Mobilidade Urbana SPTrans

Ônibus em SP teve aumento de 46% na velocidade comercial no ano passado, diz Haddad

A afirmação foi do próprio prefeito Fernando Haddad em entrevista a rádio Estadão nesta manhã de terça feira. O prefeito afirmou que a medida deu 4 horas por semana para o passageiro: “nós devolvemos 4 horas de jornada de trabalho para o trabalhador”. As novas faixas exclusivas para ônibus e algumas ações da CET para priorizar o transporte público foram medidas decisivas.

Haddad diz que qualquer em via que possui 3 faixas, uma deve ser do ônibus. O prefeito afirma ainda que a ação vai no encontro de todas as teses sobre mobilidade urbana, nacional e internacional.

Alguns críticos a faixas, afirmam que a cidade precisava de uma reorganização na malha das linhas. Questionado, Haddad diz que é impossível a medida antes da implantação das vias, justamente para convencer o empresário na mudanças na estrutura das linhas, uma vez que a medida aumenta a velocidade do coletivo.

Sobre a tarifa de ônibus, Haddad conta que esta em análise uma proposta que municipaliza do imposto que incide sobre a gasolina, a CIDE. Caso seja aprovada, o subsidio pode bancar a tarifa.

Outra pesquisa aponta que aumentou também o número de passageiros transportados. Ao mesmo tempo, o número de usuários transportados pelo sistema metroferroviário, que corresponde ao Metrô e a CPTM também cresceu, afastando a ideia que houve migração de passageiros entre os modais.

Ônibus maiores

Haddad diz que com o tempo, as linhas estruturais devem conter apenas ônibus articulados e biarticulados para aumentar a capacidade do ônibus na capital.
img_0194_1375735341

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus