Futuras linhas do Metrô SP e CPTM: CPTM Planeja linha entre Piqueri e Butantã

Série: Futuras linhas do Metrô SP e CPTM

Na quinta matéria da série sobre as futuras linhas do sistema metroferroviário, com base no estudo ““Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” feito pela Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) vamos falar de uma ligação pouca conhecida por quem pesquisa o assunto em fóruns de discussão ou nas redes sociais: A ligação entre a estação Piqueri e a futura estação intitulada Monte Belo, no bairro do Butantã.

Tal ligação foi desenvolvida pela CPTM, possuí cerca de 13 km de extensão, com previsão para operação em meados de 2030. As obras estão previstas para ocorrerem de uma ponta a outra em fase única:

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

Fonte: Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da RMSP – Secretaria de Transportes Metropolitanos

Basicamente, a linha sai da estação Piqueri da Linha 7-Rubi da CPTM, cruza com a estação Domingo de Moraes, na linha 8-Diamante e futuramente linha 9-esmeralda, cruza com a Linha 2-Verde, esta que será levada a futura estação Boaçava (nas imediações do cemitério da Lapa), depois a linha cruza novamente com a linha 9 na estação Villa Lobos-Jaguaré, atingindo o terminal Monte Belo, nas imediações do cruzamento entre a avenida Escola Politécnica e a rodovia Raposo Tavares, por onde vão cruzar o Arco Sul e o Monotrilho que vai ligar São Paulo a Cotia.


Autor: Renato Lobo

Ler todos os posts

Paulistano, Técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

3 Comentários deste post

  1. Gostaria de saber se nestes projetos, algum contempla a construção de estações em locais públicos de grande movimento, que não sejam xopins, por exemplo, parques, museus futuras locais de concentração de pessoas, e principalmente, por que raios não tem uma única estação dentro da USP? DEveria ter pelo menos umas 4… :(

    André Vianna / Responder
    • Que absurdo, 4 estações dentro da USP? Você não acha muito mais justo gastar dinheiro público beneficiando comunidades inteiras, e não apenas os já suficiente privilegiados estudantes da Universidade mais cara do Brasil? (e digo isso como estudante da USP e reconhecendo nossa situação de privilégio… poxa, temos ônibus regulares que nos ligam a uma estação praticamente ao lado da Cidade Universitária, e ainda tem uma estação da CPTM colada no campus! é o suficiente).

      Muito melhor colocar estações em regiões cêntricas de bairros adensados ou com potencial de adensamento do que na USP.

  2. SÓ SÃO PAULO MESMO,PARA TER COMPETENTIVIDADE PARA TRANSPORTE SOBRE TRILHOS,EMBORA SOU ALAGOANO,MAS MEU GRANDE AMOR POR SÃO PAULO É MUITO GRADIOSO,POR TUDO ISTO,PARABENISO SÃO PAULO,PRINCIPALMENTE O VIA TROLEBUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*