SPTrans

MP-SP dá 45 dias para prefeitura de SP retirar táxis dos corredores de ônibus

Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo
Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo
O Ministério Publico de São Paulo deu 45 dias para a prefeitura proibir os táxis de trafegarem nos corredores de ônibus, após análise do estudo sobre o impacto destes veículos sobre os coletivos. Tal estudo comprova que a presença de táxis nestes locais reduz em até 25% a velocidade dos ônibus. Outros dados apontam que o paulistano perde em média 4 anos da sua vida preso no trânsito. Caso o passageiro ganhe 25% de velocidade, ele terá de volta um ano.

Se usarmos como referência o corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro como exemplo, o estudo aponta que só lá trafegam em média quase quatro táxis para cada ônibus em horários de pico. Por este eixo existem pontos em que os ônibus trafegam a 7 km/h, como na região da Avenida Brasil. Já na Avenida Santo Amaro, existem trechos que a velocidade dos ônibus é de 3,74 km/h, menor do que um pedestre.

Ao todo foram analisados nove corredores da cidade (totalizando 101 km), e concluído que os táxis reduzem a velocidade dos ônibus e que apenas os coletivos deveriam circular nos corredores.

Caso o prazo de retirada não for executada, a prefeitura pode sofrer uma ação pública. Sobre os recentes protestos dos taxistas sobre a possível proibição, o MP diz que se as manifestações persistem, pode processar o sindicato da categoria.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus