Metrô SP

Presidente do Metrô apresenta novo cronograma de entrega de estações e chama passageiros em fila de pinguins

Fila-nas-estações-do-Metrô-de-SP (1)O presidente do Metrô, Peter Walker, apresentou nesta sexta-feira um novo cronograma para entregas das novas estações. Lógico que as mudanças incluem atrasos e, não, adiantamentos. Na prática, foi um pouco o que já adiantamos esta semana aqui no ViaTrolebus (relembre aqui).

Na linha 4-amarela, as estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho e São Paulo-Morumbi vão ser inauguradas em setembro de 2014 (coincidência ou não, 1 mês antes das eleições). Já Vila Sônia ficou julho de 2015.

A empresa alegou que a Estação Vila Sônia é “uma obra mais complexa, que inclui um terminal de ônibus integrado à estação, a ampliação do pátio de manutenção e estacionamento de trens e a construção de mais 1,5 km de via em direção ao município de Taboão da Serra” e “exigirá uma operação de desvio de tráfego mais elaborada” na Avenida Professor Francisco Morato, na zona oeste, com um aterro no nível da via.

Até a linha 5 sofreu atrasos. A previsão agora é que a abertura completa fique para outubro de 2016. A Estação Adolfo Pinheiro iá começar a ter operação assistida em dezembro porém seu funcionamento completo deve começar em abril do ano que vem.

Na linha 15-Prata, as estações Vila Prudente e Oratório começam sua operação assistida em dezembro e pleno funcionamento em abril de 2014. A extensão até São Mateus terá operação assistida em dezembro de 2014 e operação completa em abril de 2015. O restante da linha até Cidade Tiradentes mantém previsão para 2016.

Em nota, o Metrô informou que “segue rigorosamente o cronograma de execução de entrega de obras“, mas que “fatores externos” – como ações judiciais por causa de processos de desapropriação, licenciamentos ambientais e planejamento de desvios de tráfego causados por interdições em vias de grande movimento – muitas vezes geram a necessidade de “ajustes no calendário de obras”.

O presidente do Metrô também comentou sobre a lotação do sistema. “Por que em Itaquera fica aquela fila, parece pinguim, e a plataforma cheia? Porque, se deixar descer pela catraca, daí vai ser um inferno na plataforma”, disse, ao falar das medidas de contenção antes das catracas em estações muito cheias no pico, como a parada final da Linha 3-Vermelha.

Por Caio Lobo

Sobre o autor do post

Caio Lobo

Paulistano e Corinthiano, formado em Marketing porém dedicou sua experiência profissional, pós-graduação e MBA na área de Finanças. Temas relacionados à mobilidade urbana o fascinam, principalmente quando se fala de metrô.

Via Trolebus