CPTM

Expresso ABC pode sair até 2014, diz presidente da CPTM

O presidente da CPTM, Mário Manuel Bandeira, voltou a levar em consideração o prazo de 2014 para a conclusão do Expresso ABC. A linha, paralela à 10-Turquesa, ligará Mauá a Luz em cerca de 24 minutos – hoje, a viagem é feita em pouco menos de uma hora. O trem também passará pelas estações Prefeito Celso Daniel – Santo André, São Caetano, Tamanduateí e Brás.

Em maio, Bandeira havia cogitado a possibilidade de o empreendimento sofrer atraso, em função de impasse entre o Estado e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que, segundo ele, está resolvido. Isso porque, para iniciar as obras, a CPTM precisa de aprovação de projeto para troca de áreas com a União. Atualmente, as áreas paralelas à via por onde passa a Linha 10-Turquesa são utilizadas pela empresa MRS Logística para o transporte de carga. Para o expresso, serão construídos dois trilhos, além de um novo para as cargas.

“Na semana passada, a ANTT mandou uma versão do protocolo de intenções. Fizemos pequenas observações, e eu acredito que nas próximas semanas essa questão deve estar equalizada”, comenta o presidente. O investimento total deverá ser de R$ 1,5 bilhão, incluindo as obras civis e a compra de 11 composições.

Com as informações de Diário do Grande ABC

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus