ANAC aprova aditamento de ligação entre CPTM e Aeroporto

Renato Lobo | Via Trolebus

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC finalizou análises sobre o aditamento do contrato de concessão com a GRU Airport para viabilizar a ligação entre os terminais de embarque, e a estação Aeroporto Guarulhos, na Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM. A agência provou por unanimidade a alteração do Contrato de Concessão.

A proposta de aditivo, no entanto, ainda precisa do acerto entre a concessionária e a ANAC, e aval do Ministério da Infraestrutura e do TCU (Tribunal de Contas da União). O documento lido menciona a escolha da proposta do Aeromóvel, tecnologia brasileira usada em Porto Alegre.

Sem prazos

O projeto de ligação entre trem e aeroporto segue sem cronograma concreto. Em 2019, o governador João Doria afirmou que um people mover estaria funcionando entre a estação da Linha 13-Jade da CPTM e os três terminais de embarque do aeroporto de Guarulhos, em 2021. Mas a decisão de implantar o meio de transporte, estava a cargo da concessionária Gru Airport, debaixo do guarda-chuva de concessões do Governo Federal.

Em entrevista a sites especializados sobre mobilidade em junho, com a participação do Via Trolebus, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que haveria uma reunião entre as partes em junho para definição de prazos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus