Alstom inicia fabricação de trem indiano “templo de Lótus” com componentes nacionais

A Alstom anunciou que iniciou a fabricação de trens regionais para o corredor ferroviário de semi-alta velocidade Delhi-Ghaziabad-Meerut. Em Maio de 2020, a fabricante obteve o contrato para projetar, construir e entregar 210 carros de transporte regional, juntamente com serviços de manutenção abrangentes por 15 anos.

De acordo com o contrato, a Alstom entregará 30 trens regionais de seis carros cada e 10 trens de massa intracity de três carros cada. De acordo com a visão ‘Aatmanirbhar Bharat’ da Índia e as diretrizes da Make-in-India, esses trens RRTS são 100% fabricados de forma autóctone, ou seja, no país, com mais de 80% de localização e estão sendo fabricados na fábrica da Alstom em Savli (Gujarat). Esta instalação irá produzir os bogies, carrocerias e realizar testes de trens. Os sistemas de propulsão e elétricos estão a ser fabricados na fábrica da empresa em Maneja (Gujarat).

Este projeto é uma virada de jogo no segmento ferroviário regional da Índia, beneficiando milhões de pessoas e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico. Estamos felizes para começar a fabricação local desses trens tecnologicamente avançados para o primeiro alto semi do país serviço suburbano velocidade. Na Alstom, nos concentramos no desenvolvimento de produtos e soluções sustentáveis ​​que resistam ao teste do tempo, operando com eficiência nas próximas décadas ”. –  diz Alain Spohr, Diretor Administrativo – Alstom Índia.

O primeiro visual do trem para o primeiro Regional Rapid Transit System (RRTS) da Índia foi revelado em setembro de 2020. Inspirado no monumento icônico de Delhi, o Templo de Lótus, o visual moderno e avançado dos novos trens ressoam um amálgama único de sustentabilidade. Esses comboios aerodinâmicos de semi-alta velocidade com eficiência energética incorporarão recursos de tecnologia mais recentes para fornecer uma experiência superior ao passageiro, para todos os passageiros, incluindo os com necessidades especial.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus